Curso de Linguagem Simples

Aprenda a se comunicar de forma eficiente, utilizando a abordagem da Linguagem Simples (LS) em seus textos.

3 em cada 10 pessoas podem não entender o que você está tentando comunicar. Já pensou nisso?

Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2018.

O mundo fala sobre isso há décadas!

O Brasil está se acordando para essa importante ferramenta de comunicação e inclusão. Pare para pensar… Você consegue entender tudo o que lê diariamente? Então, imagine os seus leitores, será que eles entendem o que você escreve? Produzir um texto de fácil entendimento é mais difícil do que pensamos. É aí que entra a Linguagem Simples! Usando técnicas de simplificação de textos, você se torna uma autoridade no seu nicho de atuação. Como?

E, consequentemente, aprimora a gramática e o vocabulário e aperfeiçoa elementos de coesão e coerência de textos na língua portuguesa.

Veja um exemplo de como a Linguagem Simples transforma um comunicado de um condomínio.

Antes de aplicar a linguagem simples

"A administração do condomínio ABC vem por meio desta, orientar e comunicar formalmente aos proprietários das unidades deste condomínio, que não é permitido emprestar de forma contínua ou mesmo locar abrigos (garagens) para veículos automotores (carros e assemelhados) a pessoas estranhas não residentes no condomínio, salvo com autorização expressa a ser dada pela convenção do condomínio, que no momento proíbe tal conduta”.

Depois de aplicar a linguagem simples

"A administração do condomínio ABC divulga as seguintes orientações aos donos de suas unidades: é proibido emprestar ou alugar as vagas das suas garagens para donos de automóveis que não morem no condomínio. Esta ação (emprestar por um longo período ou alugar) é permitida apenas se a convenção aprovar".

Depois de aplicarmos a Linguagem Simples, o texto ficou mais enxuto e os rodeios foram eliminados! Não fica muito mais fácil e rápido de entendê-lo?

Não corra o risco de ser mal entendido. Seja autoridade no seu nicho e crie uma comunidade engajada.

Realizando o Curso de Linguagem Simples, você mesmo será capaz de fazer ajustes de texto como esses, rapidamente!

Pra quem é o curso de Linguagem Simples?

linguagem-simples-para-redatores.png

Redatores

Tanto redatores independentes quanto colaboradores em empresas podem se beneficiar, e muito! Utilizando a Linguagem Simples no seu trabalho, você escreverá de forma mais objetiva e coesa. Assim, os seus textos serão consumidos e terão poder de influenciar positivamente um público muito maior do que sem a aplicação da LS. Mais pessoas entenderão sem dificuldade o seu texto e terão prazer em ler o que você escreve, o que gerará interesse pelo seu próximo conteúdo. O texto claro e objetivo que você produzirá economizará tempo e dinheiro de quem o lê. Além de tudo isso, você se destacará no mundo dos negócios, pois poucos profissionais hoje aplicam a LS.

linguagem-simples-para-comunicadores-produtores-de-conteudo.png

Comunicadores

Na era da produção de conteúdo digital, seja você criador de conteúdo para blog, Youtube, TikTok, Instagram, LinkedIn ou outras atividades que envolvem basicamente comunicação com um amplo público, a LS tem muito a ajudar. A compreensão das técnicas de redação simples e o seu exercício na escrita contribuirá para desenvolver também uma comunicação oral clara que envolva um público diverso.

linguagem-simples-para-jornalistas.png

Jornalistas

Para quem trabalha fornecendo informações, a LS é o conhecimento necessário para que as pessoas tenham o entendimento das notícias e reportagens que estão lendo, ouvindo ou vendo. Um desentendimento em relação a notícias divulgadas sob sua responsabilidade pode ter uma influência negativa sobre imagens de marcas, instituições, personalidades públicas ou civis. Ter uma linguagem clara sempre foi importante e, hoje, com a enxurrada de informações às quais temos acesso, ler conteúdo enxuto, sem rodeios, bem escrito é um diferencial!

linguagem-simples-para-educadores.png

Profissionais da área do ensino e da educação

Profissionais do ensino e da educação, tutores, facilitadores, palestrantes, professores, entre outros, têm a missão de compartilhar conhecimento e transformar indivíduos. Essa missão pode ser facilitada pela LS. Tendo sempre um público tão diverso, esses profissionais podem utilizar a redação simples para quaisquer atividades: docência, pesquisa, redação de materiais didáticos, mentoria, entre outras.

Profissionais da área da saúde

O letramento em saúde é uma questão que está sendo tratada por muitos profissionais em vários países, mas há ainda muito o que fazer para melhorar a comunicação entre esses especialistas e seus pacientes. Ao realizarem uma interação acessível – sem jargões - com os pacientes, familiares ou responsáveis, esses profissionais ajudarão inúmeras pessoas – de todos os níveis de alfabetização, mas principalmente aquelas com baixo nível de letramento – a aderirem ao tratamento, a se beneficiarem com ele. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a importância do Letramento Funcional em Saúde (LFS), ou seja, na “capacidade de obter, processar e compreender informações de forma a tomar decisões apropriadas quanto ao autocuidado, como um determinante social da saúde” (2008).

Organizações públicas e sociais

A LS é muito valiosa para profissionais que trabalham em órgãos públicos ou organizações sociais civis. São instituições que têm a missão de servir às pessoas e comunicar-se com elas de forma eficiente. Geralmente, o público atendido por empresas públicas ou sociais é abrangente, tem diferentes níveis de escolaridade e vivências e precisa entender as informações veiculadas por elas. Se o público não compreende o conteúdo que essas organizações compartilham, de que forma ele se beneficiará dos serviços oferecidos? Além disso, profissionais de organizações públicas e sociais podem (e devem!) aprender a utilizar as estratégias de LS para se tornarem multiplicadores deste conhecimento.

Se sua profissão não estiver aqui, não se engane! A Linguagem Simples também é para você!

A Linguagem Simples é para todos: seja para aprimoramento profissional ou pessoal, a escrita descomplicada pode ser o caminho para sua transformação no mundo digital!

Ensino a Linguagem Simples, mostrando como você pode aplicar de imediato esse conhecimento. Sem rodeios, sem firulas!

Conheça as estratégias da linguagem simples para você se destacar no mercado digital.

Um ambiente de aprendizagem fácil e prático está à sua espera.

É fácil aprender sobre Linguagem Simples:

  • curso de 10h/a on-line e ao vivo;
  • particular ou em grupos de até 10 alunos;
  • conteúdo 100% atualizado;
  • apoio pedagógico e suporte pelo WhatsApp;
  • material para a prática dentro da área de atuação;
  • avaliação ao vivo;
  • aula bônus com dicas de português!

Escreva com confiança e destaque-se entre os milhares de profissionais da sua área de atuação.

Quem ensina a Linguagem Simples

Sobre a Heloísa Orsi Koch Delgado:

  • Gestora da Mais H Consultoria Linguística Internacional. 
  • Professora, pesquisadora e palestrante.
  • Curadora linguística em português e inglês: realiza serviços de revisão e tradução técnico-científica, redação de linguagem simples e orientação de escrita acadêmica, profissional e científica para especialistas, professores e pesquisadores de várias áreas, em inglês e português.
  • Ministrante de cursos e oficinas sobre escrita simples para grupos de empresas privadas e órgãos públicos.
  • Pós-doutoranda em Letras (UFRGS).
  • Dra. em Letras (UFRGS).
  • Ma. em Educação (PUCRS).
  • Graduada em Letras – Tradução (PUCRS).
  • Especialista em Educação (PUCRS).
  • Especialista em Terminologia (Instituto Pompeu Fabra, Barcelona).
  • Membro da Rede Linguagem Simples Brasil (RLSB) e da REBRALS (Rede Brasileira de Letramento em Saúde).

Um curso on-line e ao vivo, prático para profissionais

Adquira o curso de Linguagem Simples, comunique-se de uma forma clara e cativante com o seu público.

Qual empresa fornece o curso de Linguagem Simples? A Mais H Consultoria Linguística Internacional.

A Mais H é uma empresa que nasceu do desejo de empreender na área de Letras. Realiza serviços de revisão e tradução técnico-científica, redação de linguagem simples e orientação de escrita acadêmica, profissional e científica para especialistas, professores e pesquisadores de várias áreas, em inglês e português.

Oferece cursos 100% on-line de português e inglês para fins específicos e de estratégias de redação simples para áreas como saúde e direito.

O diferencial da empresa é a combinação da vasta experiência acadêmica e de mercado da gestora no atendimento de profissionais em busca de uma atenção personalizada, qualificada e conectada ao que precisam.

Alguns Depoimentos

×