Se você já leu algum artigo meu, sabe que falo muito sobre como utilizar a Linguagem Simples (LS) para facilitar a vida da pessoa leitora. O objetivo da LS é melhorar a comunicação escrita e oral. Mas você sabe porque as diretrizes da LS realmente funcionam se aplicadas adequadamente? Porque elas destravam 4 benefícios essenciais da Linguagem Simples! Vamos conhecê-los?
- 1. Textos de fácil compreensão destravam o conhecimento.
- 2. Textos claros dão autonomia à pessoa leitora
- 3. Quando entende um texto, a pessoa leitora tem o poder de decisão
- 4. Por fim, um texto simples melhora a qualidade de vida das pessoas
- O uso da Linguagem Simples potencializa a vida!
- Aplique a Linguagem Simples na sua comunicação!
1. Textos de fácil compreensão destravam o conhecimento.
Nesse aspecto, a LS amplia os horizontes porque ajuda a pessoa leitora a entender conteúdos e notícias sobre várias esferas fundamentais de sua vida – como as leis, as informações sobre saúde e serviços públicos e privados. E esse fator é o catalisador de outros 3 propósitos da LS, quais sejam, a autonomia, o poder de decisão e a qualidade de vida.
2. Textos claros dão autonomia à pessoa leitora
Segundo premissas do relatório da World Health Organization (Organização Mundial da Saúde – OMS, 1998), parcialmente adaptado, a linguagem simples promove a liberdade moral e intelectual do indivíduo, não apenas para executar determinadas tarefas e habilidades, mas para tomar decisões como sujeitos plenos e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade em que vivem, compartilhando sentimentos e ações em benefício do bem comum.
3. Quando entende um texto, a pessoa leitora tem o poder de decisão
Um texto claro e objetivo faz com que a pessoa leitora compreenda as informações divulgadas, melhorando a capacidade de tirar conclusões próprias. Assim, ela se sente mais segura e confiante para lidar com as situações que a rodeiam, aumentando sua qualidade de vida.
4. Por fim, um texto simples melhora o bem-estar das pessoas
A LS ainda muda a forma com que uma pessoa se percebe em relação à vida, torna-a mais participante dentro de sua própria cultura e permite que ela entenda como deseja se posicionar em relação aos seus objetivos e preocupações e, também, aos valores sociais, expectativas e padrões (OMS, acesso em 2024). Com o aprimoramento da compreensão dos textos que lê ou precisa ler para si ou para outras pessoas, ela exerce mais autonomia e é capaz de elevar a sua autoestima e autoconfiança.
O uso da Linguagem Simples potencializa a vida!
Como podemos perceber, os 4 benefícios da LS estão interligados e se complementam. Escrever um texto de forma clara promove o acesso ao conhecimento, a conquista da independência intelectual, o poder de decisão e a melhora da qualidade de vida em nossas vidas. Imagine os ganhos que cada pessoa terá se usarmos a linguagem simples em larga escala, no cotidiano das empresas, organizações, órgãos públicos, escolas, hospitais, instâncias da justiça e assim por diante.
A cada dia que passa, entendo mais claramente o poder da Linguagem Simples! Pois ela ultrapassa as barreiras da comunicação, fazendo com que as pessoas se sintam valorizadas, respeitadas e incluídas socialmente.
Aplique a Linguagem Simples na sua comunicação!
Não importa a área em que você atua, a sua comunicação oral e escrita pode melhorar e beneficiar a sua audiência por meio da LS! Aqui na Mais H, você encontra cursos que ensinam você a se comunicar de forma eficiente. O Curso de Linguagem Simples e o curso Escrita estratégica na era digit@l, aliás, podem ser adaptados para pequenos e grandes grupos. Entre em contato e conheça os detalhes.
Com 35 anos de experiência como linguista, ajudo você a aplicar técnicas específicas para que o seu público leitor compreenda o que você deseja comunicar e utilize essa compreensão para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
Solicite um orçamento e conquiste as pessoas com a sua habilidade de comunicação!
Heloísa Delgado. Tradutora e educadora de formação e coração, sua trajetória está relacionada ao ensino da língua inglesa e da tradução, tendo atuado nos cursos de extensão, graduação e pós-graduação lato sensu na PUCRS por 30 anos.
Curadora linguística em português e inglês: realiza serviços de revisão e tradução técnico-científica, redação de linguagem simples e orientação de escrita acadêmica, profissional e científica para especialistas, professores e pesquisadores de várias áreas, em inglês e português.
Docente de cursos e oficinas sobre escrita simples para grupos de empresas privadas e órgãos públicos.
Dra. em Letras pela UFRGS com estágio pós-doutoral na mesma universidade. Membro da Rede Linguagem Simples Brasil (RLSB) e da REBRALS (Rede Brasileira de Letramento em Saúde).
Referências Bibliográficas
- OMS. The World health report 1998: Life in the 21st century: a vision for all. Report of the Director-General. Genebra: World Health Organization, 1998. Disponível em https://www.who.int/whr/1998/en/whr98_en.pdf. Acesso em julho de 2024.