A redação simples tem um objetivo principal: deixar a comunicação escrita mais acessível para a pessoa que lê um texto. Ela possui estratégias que facilitam o acesso ao conhecimento, principalmente para aquelas que têm pouca formação escolar, dando-lhes autonomia e poder de decisão e melhorando sua autoestima. Veja um exemplo de linguagem simples. Porém, para compor um texto com essa abordagem, é preciso considerar 4 aspectos da Linguagem Simples. Todos eles são complementares entre si. Vamos conhecê-los?
O que você encontra neste artigo:
- O aspecto linguístico do texto.
- O ponto de vista da comunicação.
- Uma experiência cognitiva agradável.
- Pragmatismo: considerando a pessoa leitora.
- Os 4 aspectos da Linguagem Simples aplicados ao seu texto.
1. O aspecto linguístico do texto
A linguística é o estudo científico das línguas e linguagens humanas e possui várias subáreas, tais como fonética, sintaxe, semântica, pragmática e várias outras. Em relação à Linguagem Simples, algumas dessas esferas precisam ser levadas em consideração. Estamos falando aqui da sintaxe (parte da gramática que estuda as palavras enquanto elementos de uma frase e as relações formais que interligam os constituintes da sentença, atribuindo-lhe uma estrutura); da pragmática (estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação e avalia como a linguagem humana é utilizada nas interações sociais); e cognitiva (busca compreender como o processo cognitivo influencia a produção e compreensão da linguagem). O aspecto comunicativo, por fim, concentra-se na interação verbal e não verbal entre os seres humanos, conferindo uma comunicação significativa entre os interlocutores.
2. O ponto de vista da comunicação
Essa faceta nos ajuda a elaborar uma mensagem tendo em mente o seu propósito e público leitor. O objetivo principal, aqui, é garantir que essa mensagem consiga alcançar o interlocutor com um mínimo possível de ruído (qualquer barreira que impeça um processo de comunicação eficaz).
3. Uma experiência cognitiva agradável
Um dos equívocos mais comuns na escrita é o uso de palavras e expressões desnecessárias ou redundantes. Elas deixam o texto mais pesado e contribuem para que o leitor demore a compreender (ou não compreenda) o que está escrito (ou é falado). Assim, a LS preza pelo aproveitamento máximo do cérebro, sem que este fique poluído com informações irrelevantes em um dado contexto. Dessa maneira, o texto deve oferecer ao leitor uma experiência agradável de aprendizagem e informação.
4. Pragmatismo: considerando a pessoa leitora
O aspecto pragmático da LS considera a situação em que a comunicação acontece e zela para que a mensagem apresente uma linguagem adequada a essa situação. Em outras palavras, na hora de escrever, o redator deve se colocar no lugar da pessoa que lê. E você, costuma fazer esse exercício quando está produzindo algum texto?
Os 4 aspectos da Linguagem Simples aplicados ao seu texto
Viu como utilizar a LS não é tão simples assim? Se você, como eu, acredita na difusão democrática do conhecimento e deseja tornar os textos objetivos, claros e, se preciso for, acessíveis para quem os lerá, pode ser uma boa ideia revisitar estes 4 aspectos na hora de escrever.
Eles são tão essenciais para textos científicos quanto para um post que você escreve para o Instagram, e podem ajudar você a se conectar com o seu leitor! Conheça exemplos do uso da Linguagem Simples em textos da área jurídica e da área da saúde.
Se quiser ajuda para aplicar esses parâmetros nos seus textos, você também pode contar com os meus 35 anos de experiência como linguista. Ajudo você a aplicar técnicas específicas e personalizadas de Redação Simples para que o seu público leitor compreenda o que você deseja comunicar e utilize essa compreensão para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
Solicite um orçamento e conquiste as pessoas com a sua habilidade de comunicação!
Heloísa Delgado. Tradutora e educadora de formação e coração, sua trajetória está relacionada ao ensino da língua inglesa e da tradução, tendo atuado nos cursos de extensão, graduação e pós-graduação lato sensu na PUCRS por 30 anos.
Curadora linguística em português e inglês: realiza serviços de revisão e tradução técnico-científica, redação de linguagem simples e orientação de escrita acadêmica, profissional e científica para especialistas, professores e pesquisadores de várias áreas, em inglês e português.
Docente de cursos e oficinas sobre escrita simples para grupos de empresas privadas e órgãos públicos.
Dra. em Letras pela UFRGS com estágio pós-doutoral na mesma universidade. Membro da Rede Linguagem Simples Brasil (RLSB) e da REBRALS (Rede Brasileira de Letramento em Saúde).